Qual a melhor maneira de estudar para o Enem? Veja aqui

O Exame Nacional do Ensino Médio é o momento mais esperado do ano por muitos alunos do ensino médio e pessoas que desejam ingressar no ensino superior.

A cada ano mais concorrido, o Enem exige dedicação e preparo de quem decide participar desse processo para aumentar as chances de boa nota e, claro, a possibilidade bolsa ou demais programas de incentivo.

Como estudar para o Enem?

Para a preparação, é importante seguir alguns caminhos que vão facilitar o momento intenso de estudo e absorção das informações. Quer saber mais? Veja abaixo!

Dê prioridade para o que você ainda não sabe

Normalmente, dominamos mais algumas matérias do que outras e é neste momento que você deve se dedicar às áreas de conhecimento com as quais não tem tanta afinidade.

Monte seu plano de estudos ofertando mais tempo às matérias que precisam de mais atenção. Dessa forma, você poderá se preparar melhor para aprender aquilo que ainda não aprendeu e depois para o que já é de seu conhecimento, mas também deve ser aplicado na hora de fazer a prova do Enem.

Estude exames anteriores

Uma das melhores formas de se preparar para o Enem é conhecendo e estudando as provas passadas.

Além de entender a dinâmica do exame, você também vai estudar como as questões são construídas, os tipos de perguntas, matérias mais frequentes e muito mais.

Faça simulados

Depois de conhecer os exames já realizados, faça simulados. Os testes vão lhe ajudar a perceber quanto tempo você demanda para responder e solucionar as questões.

Quem pratica o conhecimento em simulados sempre se sente mais preparado para os dias do exame, não deixe de exercitar. Isso também pode lhe auxiliar a identificar quais assuntos são mais importantes na hora do estudo.

Aplique uma rotina de estudos

Ter uma quantidade horas de estudos pré-determinada é importante para que você se organize. Defina em quais períodos do seu dia você dedicará para se aprofundar nas matérias e aplique essa disciplina aos demais dias de estudo.

Isso vale também para os dias mais próximos ao Exame. Não aumente a carga de estudos, pois não trará nenhum efeito positivo, pelo contrário, pode desencadear cansaço maior e ansiedade.

Além do tempo dedicado, planeje como será esta rotina: como será a leitura, interpretação, anotações, testes e revisão.

Busque informações atuais e relevantes

Lembre-se: além da redação, muitas questões de múltipla escolha podem trazer assuntos do cotidiano. Portanto, é essencial manter-se informado ao estudar para o Enem.

Leia diferentes jornais e veículos de comunicação para obter pontos de vista diferentes, pesquise diferentes assuntos e acompanhe os principais pontos para saber do que se trata.

Foco na redação

O peso da redação na nota final do Enem é grande e para se sair bem é importante estudar e treinar.

Busque conhecer o tema dos anos anteriores e as redações em destaque. Com a dica anterior você já estará no caminho para a construção de uma boa redação.

Para um treino com eficácia, faça redações de forma regular e ajustada à sua rotina de estudos. Treine textos de dissertação-argumentativa e desenvolva suas ideias.

Descansar é preciso

Tenha intervalos de descanso entre os estudos e dê pausas significativas para não se sufocar diante de tanta matéria e informação.

Se divertir faz parte do processo. Portanto, pratique seus hobbies, esteja entre amigos e família nas horas vagas.

Deixe o stress para o dia da prova, que é inevitável. Nada de sofrer de forma antecipada.

Onde usar a pontuação do Enem?

A nota do Exame pode ser aplicada no lugar de diversos vestibulares e processos seletivos no país em universidades públicas e privadas.

Além disso, o Enem permite a participação em programas como ProUni, Sisu e Fies que permitem bolsas e financiamentos integrais e parciais em diversas instituições do Brasil.

Conheça algumas das faculdades que já fazem parte dos programas Fies e ProUni e também oferecem bolsas ou financiamentos próprios:

Agora que você já sabe a melhor maneira de estudar para o exame, conte nos comentários: qual curso você deseja fazer?

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *